quarta-feira, 13 de julho de 2011

Clareamento Dental

Atualmente, há um grande interesse dos pacientes em relação à estética. Um sorriso harmonioso proporciona um equilíbrio da face. A alteração de cor dos dentes é um aspecto que pode levar as pessoas ao constrangimento, tornando-as apáticas ao convívio social. Procedimentos alternativos podem ser feitos dentro de uma odontologia moderna menos invasiva, como a técnica de clareamento dental.


A descoloração dentária pode ocorrer por dois fatores: fatores extrínsecos e intrínsecos. O manchamento extrínseco pode ser causado por bebidas que contenham corante, como café, vinho, chá, chimarrão, alguns refrigerantes, alimentos, tabaco e bactérias cromógenas. O manchamento intrínseco pode ser causado por tetraciclina, fluorose, eritroblastose fetal, amelogênese e dentinogênese imperfeitas, hemorragias intrapulpar.

O clareamento dental se baseia na utilização de agentes clareadores que, através de uma reação química de oxidação, removem os pigmentos orgânicos dos dentes.

Atualmente existe basicamente duas técnicas de clareamento, o Clareamento caseiro supervisionado, e o clareamento dental a laser. O clareamento dental caseiro, emprega o gel de Peróxido de carbamida ou o Peróxido de hidrogênio em concentração branda, que deve ser mantido em contato com os dentes, com auxilio de uma moldeira, confeccionada em material flexível, utilizada pelo paciente em regime caseiro durante algumas horas pelo período de 2 a 5 semanas, dependendo da concentração do produto utilizado, e do grau de escurecimento dental, sob a orientação e acompanhamento de um dentista. O Peróxido de carbamida é o gel mais empregado para a técnica caseira, produz resultados estéticos bastante satisfatórios.

A técnica de clareamento de consultório é realizada no consultório, através do uso de agentes clareadores em alta concentração, ativados por luz de laser, produzindo assim resultados rápidos e imediatos. Essa fonte de luz, o laser, acelera o efeito dos agentes clareadores. O resultado é imediato e bastante satisfatório.

A técnica de clareamento tem três grandes vantagens: evitar o desgaste da estrutura dentária, obter resultados estéticos satisfatórios comprovados a longo prazo, e onerar menos o paciente em relação a outros procedimentos estéticos invasivos.

O Clareamento dental é uma técnica segura porém requer monitoramento do dentista.

Dra. LORENA GOMES GONDIM
CRO 5460
32643302 / 88689971
AV. DOM LUIS 1233 / SALA 2206
EDIFÍCIO HARMONY MEDICAL CENTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário